Você sabe o que é? Ao menos já ouvir falar sobre? Se você fica curioso pra saber como as informações se processam no seu cérebro então você precisa conhecer mais sobre neurolinguística!
Todos nós ouvimos, interpretamos, contextualizamos e respondemos em apenas poucos segundos, esse é um processo tão natural que não refletimos o quão admirável ele é.
Então vamos lá, neurolinguística é uma disciplina que se propõe a estudar as relações entre linguagem, cérebro e cognição. Através dela se estuda os mecanismos de funcionamento do cérebro humano que possibilitam o conhecimento da linguagem, tanto a falada quanto a escrita.
O que é Programação Neurolinguística (PNL)
Aproveitando o tema vamos aprender sobre a PNL (Programação Neurolinguística). Existe diferença entre esses dois conceitos? Vamos ver!
De acordo com o psicólogo Richard Bandler, que é um dos desenvolvedors da PNL, a Programação Neurolinguística “ é um processo educacional sobre como usar melhor nosso cérebro”.
Podemos dizer que é o uso da neurolinguística de forma programada para trabalhar o cérebro humano para atingir resultados almejados com sucesso, gerando influências no aprendizado e no comportamento humano de modo geral.
Na PNL, ao aprofundarmos a experiência subjetiva das pessoas e os modelos mentais das mesmas, conseguimos identificar padrões emocionais comportamentais e de linguagem que atrapalham o desenvolvimento. Com a identificação é hora de ressignificar o desenvolvimento.
![](https://janemarins.com.br/wp-content/uploads/2023/04/17.png)
Pra Que Serve a PNL?
Ela é usada pra que a pessoa possa entender e se tornar fluente na comunicação com sua consciência e mente para que seu “ servidor interno “, o inconsciente, consiga compreender o que queremos em nossa vida.
A PNL é uma metodologia utilizada para a melhoria da comunicação consigo e com as outras pessoas. O practtiotiner ou coach (profissional que aplica) é o responsável por auxiliar as pessoas que procuram essa abordagem a conseguirem construir novas soluções em suas vidas, que podem incluir:
- Desenvolver e aprimorar a autoestima;
- Resolver conflitos;
- Desenvolvimento de habilidades de tomadas de decisões mais efetivas;
- Alivio de dores e traumas;
- Desenvolver inteligência emocional;
- Maior produtividade na vida pessoal e profissional.
- Vendas e melhor comunicação
PNL
A programação Neurolinguística é o estudo da estrutura do comportamento humano.
é uma ferramenta que pode e deve ser usada para terapia, também para tomadas de decisões e como estratégia para modificar resultados gerando novos comportamentos. Exemplo: Parar de fumar.
Entre as técnicas podemos destacar:
1) Ancoragem
Na técnica da ancora mental a pessoas guarda uma imagem positiva na sua mente e a utiliza quando vive alguma situação que cause algum desequilíbrio, e desse modo precisa restaurar sentimentos e emoções positivas.
2) Metáfora
Aqui se faz uma associação de uma imagem, som ou um pensamento a alguma situação desagradável que se esteja vivendo. Ao firmar a comparação mental entre eles, a pessoa visa um significado renovado para o momento vivido, encontrando assim elementos positivos que a deixem mais forte para andar e seguir em frente.
3) Ponte Para o Futuro
Tem o objetivo de condicionar a mente em relação a mudanças desejadas pela pessoa para seu futuro. Na técnica a pessoa visualiza gradativamente os acontecimentos, sentindo as emoções vinda com eles, até o ponto de chegar no estado de motivação que a encaminhe na direção de seu objetivo.
4) Ressignificação
Essa técnica busca evitar que a pessoa fique na posição de vítima quando algo não da certo. Ela valoriza a experiência e o aprendizado conquistado. Aqui é mostrado que cada pessoa possui escolhas e assim pode mudar o significado de qualquer situação vivida em sua vida.
5) Swish
Essa técnica visa redirecionar a mente no caminho de pensamentos positivos quando se está vivenciando situações negativas ou estressantes. É uma ferramenta muito poderosa por ajudar a encontrar maneiras de controlar as emoções e as reações ao estar lidando com algo indesejado.
6) Fogging
Esse nome é derivado da palavra “ fog “ que na língua inglesa significa névoa. Aqui a intenção é “ enevoar” uma situação de conflito, tomando uma postura que desarme o adversário que se encontra agressivo. Ao estar disposto a pacificar os ânimos a situação com potencial explosivo é contornada.
7) Rapport
É uma técnica que busca gerar empatia e conexão com o interlocutor, com o objetivo de que ele veja que é entendido e que a laços comuns entre ambos. É muito usada por profissionais da área de vendas.
PNL
Não é um instrumento de diagnóstico. Ela só pode ser aplicada e portanto só ser ensinada de forma experimental.